Hélio da Silva
Hélio da Silva

Nascido no interior, ele veio para São Paulo com família quando tinha apenas 7 anos. Aqui, exerceu diversas atividades antes de terminar os estudos. Em 2003, já aposentado, teve uma ideia que mudou o rumo da sua vida.

Pra mim, sustentabilidade é deixar o mundo um pouco melhor daquilo que você achou. Você pode sim, mas pra você poder, você tem que mudar. Tudo muda quando você muda. Quando você muda, você muda o entorno, você começa a dar exemplo.

Um simples passeio na Zona Leste de São Paulo significou um enorme despertar para o Hélio da Silva no ano de 2003.

Enquanto caminhava, observava o entorno e percebia que aquele lugar era carente de tudo: de infraestrutura, de autoestima, de saneamento básico, de escola e inclusive de área verde. No bairro da Penha, havia uma área pública e abandonada que a cada dia ficava pior. Foi percebendo essas carências que ele pensou: vou mudar tudo isso em 10 anos. E mudou. Como? Plantando árvores!

Após algumas pesquisas sobre plantação, árvores e quais espécies existiam na região, ele decidiu comprar as mudas e plantar. Começou com 200 árvores, que foram destruídas; partiu para 400, que tiveram o mesmo destino, mas ele não desistiu. Encarou aquilo como uma missão e seguiu em frente, plantando 5 mil árvores na beirada de um rio da Zona Leste. Não foi fácil, houve muita dificuldade, pessoas que não aceitavam, mas ele resistiu e insistiu tanto que deu certo.

Em 2008, quando a prefeitura tinha o projeto de criar parques lineares em São Paulo, a área onde já havia plantado 5 mil árvores de diversas espécies se tornou o Parque de Tiquatira, o primeiro parque linear da cidade.

O sonho dele é plantar 50 mil árvores até o fim da vida. Este é o legado, o presente, que ele quer deixar: árvores, pois elas são generosas. Elas limpam o ar, nos dão sombra, pássaros, insetos, flores e ainda evitam enchentes ao reter 40% da água da chuva, que ficam nas folhas e caules.

Para esse sonho ficar cada vez mais perto de se tornar real, muitos desafios foram e estão sendo enfrentados, como a falta de voluntários nessa causa. E se você acha que isso o abala, engano seu. São desafios como esse que dão a ele ainda mais força para continuar o trabalho.

Firme, forte e decidido, Hélio já plantou mais de 23.200 árvores e segue firme em seu propósito, servindo como exemplo de inspiração para muitos. É isso que o faz ser uma mente diferente.