Kaká Ferreira
Kaká Ferreira

Fundador da instituição Anjos da Noite, é um guerreiro que abriu mão de suas viagens ao Rio de Janeiro todos os fins de semana para ajudar o próximo. Comprometido com a construção de um mundo melhor, ele vem fazendo a diferença na vida de moradores de rua, oferecendo comida e a possibilidade de uma vida mais digna.

Meu sonho é um dia poder fechar o Anjos da Noite. Não porque eu estou cansado, mas porque quero ter a certeza de que não há mais a necessidade de instituições como essa. É sinal de que o mundo melhorou.

Dia 22 de agosto de 1989 foi um divisor de águas na vida de Kaká Ferreira. Nessa noite, um senhor pediu ajuda a ele na rua, pois estava com muito frio e fome. Kaká o amparou, mas a maior ajuda foi ele quem recebeu. Ao se despedirem, o senhor chegou para ele e disse: “você é um anjo da noite”. Desde então, Kaká é um anjo da noite.

A instituição, que começou atendendo cerca de 100 moradores de rua e hoje já distribui comida a 800 todo sábado, tem a missão de alimentar e resgatar a autoestima dessas pessoas para possibilitar a reintegração social. Nessa caminhada, a Anjos da Noite conseguiu cumprir muitos objetivos, seja tirando um senhor de idade não só da rua, mas do mundo das drogas, transformando atendidos em voluntários, reestabelecendo a relação familiar ou até possibilitando um reencontro emocionante entre mãe e filho. Este havia perdido a memória em um acidente no trabalho e levado a um hospital público, de onde foi liberado com amnésia e sem acompanhante.

Com tantas histórias com finais felizes para contar, ninguém imagina o quão difícil é estar à frente de uma instituição como essa. Kaká conta que o grande desafio é aprender a lidar com as pessoas. Muitas têm grande preocupação com os insumos, mas não se dão conta de que a logística também é importante nesse processo. Como a janta é entregue todo sábado, fica complicado receber doação de carne, por exemplo, na segunda. Isso porque o insumo terá que ficar em um freezer para não estragar, o que gasta energia.

Contudo, o sonho desse homem é muito maior do que qualquer desafio. Seu maior desejo é ver chegar o dia em que todos os atendidos consigam sair da situação na qual se encontram hoje. Nesse momento, ele terá a certeza de que o mundo está se tornando um lugar melhor para todos.

A compaixão pelo próximo o fez criar a Anjos da Noite, mas é a paixão pelo outro que o torna uma mente diferente e o faz continuar nesse caminho tão cheio de luz.