Helvio Mation
Helvio Mation

A Casa da Amizade nasceu do sentimento mais puro que existe: o amor ao próximo. Foi por ele que Helvio fundou a instituição sem fins lucrativos que visa promover a melhoria das condições tanto educacionais quando de vida de moradores da Paraisópolis.

Minha mensagem é de otimismo para que mais e mais as pessoas enfoquem a parte educacional.

O início de tudo se deu em 1995, quando Helvio estava distribuindo sopa para pessoas carentes e percebeu que muitas crianças vinham de longe, da comunidade de Paraisópolis, só para tomar um prato de sopa. Quando ele viu a carência da região, pensou em fazer um trabalho mais assistencial, arrecadando os alimentos necessários para preparar sopa e distribuir para os moradores de lá. Depois, o foco dessa assistência passou a ser mais educacional.

Desde então, uma pedagoga da Casa da Amizade, formada graças ao financiamento da instituição, dá aulas de reforço escolar 3 vezes por semana para cerca de 70 crianças de 06 a 14 anos. Além disso, uma quadra esportiva chamada Quadra da Amizade foi construída para os jovens praticarem esporte, mantendo assim, a frequência dos adolescentes na Casa da Amizade.

Nessa linda missão, Helvio enfrenta grandes desafios, como a falta de um lugar para as aulas de reforço. No dia das mães de 2016, teve um incêndio onde elas aconteciam. Por conta disso, eles perderam esse espaço e hoje estão em um local provisório. Embora sejam desafios bem grandes, nada é capaz de fazêlo desistir do sonho: melhorar as condições de escolaridade tanto das crianças quanto dos pais, pois ainda é muito precária.

Helvio Mation é um ser humano inspirador e movido pela compaixão e amor àqueles que mais necessitam disso. Por isso e pela sua excepcional força de vontade, que o permite se manter de pé diante de tantas dificuldades, ele é uma mente diferente.