Regina Espósito
Regina Espósito

Portadora de osteogênese imperfeita, mais conhecida como síndrome dos ossos de vidro, Regina respira essa doença todos os dias e sabe melhor do que ninguém o quanto ela limita.

A minha mãe falava: o cristal cai no chão, ele quebra. Quando você pega e lapida, ele volta a brilhar. Assim sou eu, assim são as crianças.

Embora tenha o grau mais brando da doença, Regina Espósito já teve mais de 100 fraturas ósseas e fez 23 cirurgias corretivas. A osteogênese imperfeita possui 5 graus diferentes, que variam do 1 ao 5. Infelizmente, ainda há muitas pessoas com o tipo mais agressivo dessa síndrome.

Por isso e para ajudar os outros, há 9 anos a Regina fundou a Associação Beneficente Anjos de Cristal que atende mais de 200 crianças de diversos estados brasileiros com osteogênese imperfeita, microcefalia, mielomeningocele, paralisia cerebral e outras deficiências.

Como nem todos os portadores da doença moram em São Paulo e os melhores tratamentos são dos hospitais da cidade, a Regina abriga famílias, dando a elas comida, um lugar para dormirem, apoio, amor e o carinho de que necessitam. Geralmente, elas ficam entre 15 dias e um mês, fazem o tratamento e depois voltam para as suas respectivas casas.

Um dia, uma das atendidas confessou que o seu grande sonho era ser bailarina. Comovida, Regina perguntou o motivo que levava uma menina tão linda a pensar que não poderia se tornar uma grande bailarina. A resposta foi bem objetiva: porque ela tem osteogênese imperfeita. Regina não se conformou com a resposta e fez de tudo para que essa criança dançasse. Então, pediu para a mãe que providenciasse a roupa, chamou uma bailarina e fez as duas dançarem. Nesse momento, o sonho de uma menina se tornou real.

Assim como ela, muitas outras pessoas sonham alto. E Regina tenta fazer todos esses desejos se realizarem, mas manter a ajuda que oferece a quem realmente precisa dela não é nada fácil. Um dos grandes desafios é arrumar um espaço adequado, com mais alojamento para expandir a associação e conseguir atender mais famílias. Outra dificuldade é encontrar pessoas aliadas que, de fato, vistam a camisa e façam algo para ajudar essas pessoas. Vencer esses obstáculos vem sendo o grande sonho de Regina que, ao criar a Associação Beneficente Anjos de Cristal, tornou-se um verdadeiro anjo na vida de quem recebe sua ajuda.

Dar tamanha força e apoio a quem precisa sem medir esforços para isso é o que a torna uma mente tão diferente.