Marcela Abate
Marcela Abate

Protetora dos bichos há 16 anos, ela é a fundadora do Recanto Bicho Feliz, um abrigo que resgata, vacina, vermífuga, castra e leva animais abandonados a feiras e eventos de adoção.

Tudo o que você faz com o coração, que é verdadeiro, volta pra você. O universo te traz de volta em coisas muito maiores.

O abrigo Recanto Feliz teve início antes de Marcela se mudar para o interior. Na época, ela ainda trabalhava como coordenadora de cozinha. Ao ficar sabendo por amigos de histórias tristes de animais abandonados, ela começou a resgatá-los para cuidar deles, castrar, vacinar e doá-los.

Em 2008, quando saiu do emprego, ela passou a trabalhar de taxi dog, indo a vários outros lugares, onde via muita crueldade com os animais. Para cuidar melhor deles, ela alugou uma chácara em Ibiúna, SP, sede do abrigo, para onde se mudou. O que não imaginava é que o número de casos de maus tratos era mil vezes maior nessa cidade.

Hoje, graças ao Recanto Bicho Feliz, cerca de 230 cães e 2 porcos recebem carinho, amor e todos os cuidados de que necessitam até ganharem um novo lar. Esse trabalho é lindo e tem uma missão mais bela ainda. Contudo, como toda missão inspiradora, o abrigo enfrenta muitos desafios no meio do caminho. O maior deles é reabilitar os animais resgatados de criadores clandestinos de São Paulo, que são tratados como mercadorias. Quando eles chegam ao abrigo, por já terem sido muito judiados, ainda são agressivos tanto com os outros cães que lá estão quanto com os cuidadores.

Além disso, há a questão financeira. Com a crise e sem ajuda do governo, Marcela não consegue cuidar mais e fazer tudo o que gostaria pelos animais. Quando, por exemplo, alguém entra em contato para dizer que tem uma cachorra esperando filhotes, mas não vai conseguir ficar com eles, Marcela se vê obrigada a negar ajuda. Embora arrecade dinheiro com a venda de hot dogs veganos e eventos, como bingo e bazar de roupas usadas, a falta de recursos existe. Por essa razão, ela ainda precisa priorizar os animais abandonados que correm risco de vida.

Felizmente, isso não é o suficiente para ela desistir de quem tanto precisa de seus cuidados. Recuperar o animal, castrá-lo, vaciná-lo, fazer com que ele engorde e sobreviva até arrumar um lar e, quando isso acontece, ter a certeza de que será feliz na nova casa é o que mais motiva Marcela a continuar persistindo em seus sonhos: ter um lugar próprio, pois a chácara ainda é alugada, e tornar o Recanto Bicho Feliz em um lar que seja, de fato, temporário para todos os animais que ali chegam – inclusive os 2 porcos.

Marcela Abate é o anjo protetor de 232 animais que foram deixados de lado pela sociedade. Por eles, ela é persistente e sonha alto. Nada é capaz de tirála dessa missão tão incrível. Sua força de vontade e criatividade na hora de arrecadar recursos para, pelo menos, alimentar aqueles “bichinhos” é o que a torna uma mente diferente.